Encontro mensal do CAPEF

Foi realizado no dia 10 de agosto o Encontro Mensal do CAPEF no Convento Boaventura em Imigrante. O início foi as 11:00 com conversa com os associados presente, ao meio dia foi servido um delicioso almoço. Na parte da tarde realizamos uma visita ao Convento guiada pelo Frei Jorge.

A partir da 13:45 iniciamos a reunião com a leitura da primeira ata do CAPEF o presidente Ademir Jantsch e o vice-presidente Darci Werle falaram sobre os 24 anos da entidade agradeceram aos associados pioneiros presentes Senhora Nelma Fritsch e Senhor Lucildo Ahlert.  Os pioneiros lembraram dos primeiros encontros, em seguida foi colocado à disposição da palavra para os presentes.

Foi lembrado a passagem dos 195 anos de Imigração Alemã com a apresentação do vídeo Für Immer. Depois do vídeo os associados fizeram comentários sobre a imigração.

Na sequencia foi iniciada a palestra pela Doutoranda em Sociolinguística na UFRGS Angélica Prediger sobre Processos de variação e mudança do alemão falado em comunidades boemias no Rio Grande do Sul tema relacionado a tese de doutorado de Angélica que tem como orientador o Prof. Dr. Cléo Altenhofen do Setor de UFRGS. A palestra tratou das mudanças do alemão falado por descendentes boêmios no Rio Grande do Sul associadas a Imigração da Boêmia a partir de 1870 para o Brasil foi abordado a variação desta língua entre as localidades de Imigrante, Venâncio Aires e Agudo no contato com o Hunsrückisch, Pomerano, Westfaliano e o Português.

PATROCINADORES

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .